
Zelo.
Segundo o dicionário: “Grande cuidado e preocupação que se dedica a alguém ou algo”.
Esse conceito descreve bem a figura do zelador, não é?
Podemos dizer que, em um condomínio, existem duas figuras muito importantes: o síndico – que já conhecemos aqui – e o zelador.
Este último, pode ser considerado o “anjo da guarda” do condomínio. Qualquer susto é ele que resolve e, muitas vezes, os moradores nem ficam sabendo do susto e o zelador já resolveu.
A função dele é essa: zelar pelo condomínio.
Pode parecer “simples”, porém, é muito mais complexo do que pensamos. Como braço direito do síndico, o zelador tem o papel de manter tudo em ordem para que os moradores não se preocupem com manutenção – um dos motivos, aliás, que os levaram a morar em condomínio.
Vamos, então, conhecer um pouco mais sobre esse profissional tão essencial: o zelador do condomínio.
Quem é o zelador do condomínio?
De acordo com o Código de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego, a profissão do zelador pode ser definida como:
“Exerce funções de zeladoria em edifício de apartamentos, comerciais e outros, promovendo a limpeza e conservação do mesmo e vigiando o cumprimento do regulamento interno, para assegurar o asseio, ordem e segurança do prédio e o bem-estar de seus ocupantes”.
Através desse conceito, podemos entender que o zelador do condomínio faz de tudo um pouco – o que lhe imprime grandes responsabilidades.
Porém, esse “de tudo um pouco” precisa ficar bem claro para os moradores, afinal, não é porque o trabalho do zelador é amplo que os condôminos estão liberados para solicitar tarefas que vão além de seu trabalho.
A seguir, confira mais detalhes sobre as funções deste profissional.
Quais são as funções do zelador do condomínio?
MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA
Em um condomínio, a manutenção preventiva serve para evitar imprevistos, danos e custos maiores caso algum equipamento quebre ou pare de funcionar.
Já a manutenção corretiva deve ser feita justamente quando há um problema ou falha em algum equipamento, ou sistema do condomínio.
O dever do zelador é sempre estar de olho em todos os equipamentos e áreas comuns, para verificar se tudo está funcionando corretamente.
GESTÃO DA LIMPEZA
O controle de todos os produtos de limpeza é responsabilidade do zelador do condomínio. Quando algo acaba, é o zelador que deve solicitar a reposição.
Além desse controle de produtos, o zelador do condomínio também é responsável pela gestão da equipe de limpeza.
Então, os horários, organização do trabalho e qualquer demanda da equipe estão sob sua liderança.
SUPORTE AOS MORADORES
É muito comum que alguns moradores necessitem de uma pessoa para trocar a resistência do chuveiro ou uma lâmpada queimada, por exemplo.
O zelador do condomínio pode ser chamado, porém, mediante concordância de todos – inclusive da sua disponibilidade, afinal, as suas responsabilidades gerais com o condomínio são prioridades.
SUPERVISÃO DE OBRAS E REFORMAS
Em um condomínio, todas as obras e reformas particulares devem ser aprovadas pelo síndico – mediante documentos que comprovam a legalidade da obra, que nada atingirá a estrutura do empreendimento. As obras em áreas comuns também passam pela aprovação dos moradores, em assembleia.
Após todas as aprovações, alguém tem que fiscalizar e acompanhar o trabalho para confirmar que tudo está dentro do que foi acordado e não há riscos para as pessoas e para o condomínio.
Ao sinal de qualquer problema, o zelador do condomínio deve entrar em contato com o síndico para priorizar a segurança.
ACOMPANHAMENTO DE SERVIÇOS
Assim como as obras e reformas precisam ser supervisionadas, os serviços rotineiros também precisam do acompanhamento do zelador do condomínio.
Jardinagem, portaria, garagem, entre outros, são alguns dos serviços do dia a dia que exigem atenção do zelador.
OUTRAS ATRIBUIÇÕES
- Seleção e treinamento de funcionários
- Orientação para moradores e visitantes
- Supervisão de caixas d’água, máquinas, etc.
- Informar os moradores sobre regras do condomínio
- Vistorias de validade de equipamentos, como extintores e hidrantes
- Inspecionar áreas comuns que necessitam de limpeza e manutenção
SAIBA MAIS -> Tecnologia e capacitação otimizam o trabalho do zelador de condomínio, o braço direito do síndico
Você percebeu como o zelador do condomínio é uma figura importante?
Ele fica de olho em todas as questões que precisam de segurança e manutenção constante para que os moradores não precisem se preocupar!
Mas, para além do zelador, morar em condomínio oferece muitas outras vantagens!
SAIBA MAIS -> 4 vantagens de morar em condomínio
Nenhum comentário