
Nesse processo de procurar por um imóvel para comprar, certamente você já deve ter ouvido que adquirir um imóvel na planta é um dos principais fatores para a valorização imobiliária deste patrimônio.
Mas, afinal, o que é valorização imobiliária?
Esse conceito se refere ao aumento do valor de um imóvel ao longo do tempo, representando um retorno financeiro significativo para a propriedade que você está comprando hoje.
Mas, esse aumento de valor do imóvel não acontece do nada, claro. Existem alguns fatores que proporcionam essa valorização e devem ser analisados durante o processo de compra do seu lar, doce lar.
Continue a leitura e confira 5 fatores que influenciam na valorização imobiliária.
Valorização imobiliária: o que você precisa analisar na hora de comprar um imóvel?
LOCALIZAÇÃO
A localização é o fator mais importante durante o processo de compra de um imóvel, pois é o que determina o preço e, consequentemente, a valorização imobiliária.
Mas por que a localização é tão importante assim?
Porque está totalmente ligada a outros fatores, como a segurança e a infraestrutura da região.
Por exemplo, ninguém quer morar em um bairro que não tenha supermercados, hospital, posto de gasolina, parque, padarias, escolas, farmácias e outros serviços. Assim como ninguém quer viver em um bairro com alto índice de criminalidade.
Bairros próximos a uma estação de metrô ou shoppings, já são indicativos positivos para um retorno financeiro positivo.
Exatamente por isso, a localização do imóvel deve ser uma escolha assertiva e também um diferencial nos cálculos de valorização imobiliária.
SEGURANÇA
Andar com tranquilidade pelas ruas do bairro é o sonho de todo brasileiro. E sim, é possível! Basta saber escolher um bom bairro para morar.
A dica primordial é visitar o bairro em horários e dias diferentes para conferir o policiamento do local. É válido também conversar com os moradores e comerciantes da região e conferir o que tem acontecido por ali.
Além disso, é fundamental verificar quais sistemas de segurança o empreendimento tem, como uso de câmeras, alarmes, sensor de presença, entre outros.
SAIBA MAIS -> Pesquisa mostra que localização e segurança são principais fatores para valorização imobiliária
MOBILIDADE
A maioria das pessoas tem uma rotina muito corrida e, após um longo dia de trabalho, nada melhor do que chegar em casa rápido para descansar, não é?
Morar perto do metrô pode ser a solução!
No geral, estações de metrô estão localizadas em vias importantes da cidade e oferecem uma diversidade de linhas de ônibus que circulam por toda aquela região.
Ou seja, é fácil chegar a qualquer lugar da cidade (inclusive em casa, após um longo dia de trabalho).
Seja por meio de carros ou transporte público, o ideal é que o bairro ofereça acessibilidade para se locomover para onde quiser.
INFRAESTRUTURA COMPLETA DE SERVIÇOS E COMÉRCIOS
Lembra quando falamos da localização?
Pois bem, ali citamos a infraestrutura da região, e o fato de que ninguém quer morar em um bairro que não ofereça meios para que uma família tenha qualidade de vida.
Mas o que abrange a infraestrutura do bairro?
Escolas | Supermercados | Farmácias | Hospitais | Clínicas | Postos de saúde | Postos de gasolina | Restaurantes | Lojas | Parques | Shoppings
Enfim, o bairro precisa ser completo, com comércios e serviços, para que você tenha tudo ao seu alcance, sem precisar ir muito longe.
Um bairro completo, certamente, é um dos principais fatores de valorização imobiliária!
CONDOMÍNIO
O fator condomínio, com certeza, aumenta muito a valorização imobiliária, principalmente se for um que, além da boa localização, também ofereça lazer completo e comodidades diferenciadas que tragam mais qualidade de vida aos moradores.
Alguns diferenciais de um condomínio que aumentam a valorização imobiliária são:
Bicicletário | Rooftop | Lavanderia compartilhada | Central Delivery | Coworking | Terraço | Academia | Salão de Festas | Brinquedoteca | Miniquadra | Playground
Adquirir um empreendimento com esses diferenciais, por exemplo, é descobrir um mundo de possibilidades para viver em uma via de mão dupla entre o conforto e a mobilidade.
Como a valorização imobiliária é calculada?
Atualmente, existem alguns índices que calculam a taxa de valorização dos imóveis:
ÍNDICE FIPEZAP
Por ser o principal índice existente no Brasil, faz o monitoramento do preço médio de venda dos imóveis residenciais, tendo como base os anúncios de casas para venda e locação.
Para fazer os cálculos no segmento residencial, são usadas amostras de anúncios de apartamentos prontos em até 50 cidades do Brasil.
ÍNDICE GERAL DO MERCADO IMOBILIÁRIO RESIDENCIAL (IGMI-R)
Faz a medição da valorização dos imóveis comprados por financiamento.
ÍNDICE DE VALORES DE GARANTIA DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS (IVG-R)
Faz o acompanhamento da variação de valores dos imóveis residenciais.
ÍNDICE GERAL DE PREÇOS DE MERCADO (IGP-M)
Calcula a correção de contratos de aluguel.
ÍNDICE NACIONAL DE CUSTOS DA CONSTRUÇÃO (INCC)
Não é um índice de valorização, mas, por acompanhar os custos da construção civil, pode influenciar os preços dos imóveis.
SAIBA MAIS -> 10 diferenciais do ViaTucuruvi para não ter dúvidas na hora de comprar um apartamento
Nenhum comentário