PORTAL DO CLIENTE

Quais critérios determinam o preço do metro quadrado do imóvel?

29/01/2024

Quais critérios determinam o preço do metro quadrado do imóvel?

Você já deve ter visto este símbolo:

Certamente, sim, afinal, está inserido em qualquer anúncio imobiliário ao redor da cidade. Esse símbolo representa o metro quadrado, uma unidade de medida utilizada pelo Sistema Internacional de Unidades para mensurar uma superfície. 

Um metro quadrado equivale a 10.000 centímetros quadrados. Na prática, para calcular o preço do metro quadrado do imóvel, é necessário ter as medidas exatas do espaço e mapear a área total da planta. 

Em 2023, o Relatório de Compra e Venda do QuintoAndar revelou que o preço médio do metro quadrado em São Paulo é de R$ 7.153,00. Alguns bairros até se aproximam desse valor, como o Tucuruvi, que registrou R$ 6.198,00. 

Enquanto o mercado imobiliário utiliza o metro quadrado para definir o valor do imóvel, a construção civil o usa para definir a quantidade de materiais necessários para construir um empreendimento. 

Mas, na hora de procurar um imóvel para comprar, por que é importante saber sobre metro quadrado? 

Porque o metro quadrado está relacionado à valorização imobiliária e ao valor do imóvel, sendo um parâmetro de referência que permite fazer uma avaliação fidedigna entre imóveis de diferentes tamanhos. 

Além disso, entender sobre o metro quadrado do imóvel também é importante em relação à localização, afinal, este é um dos fatores essenciais para definir o preço do empreendimento.

Continue a leitura até o final e confira mais informações!

Quais critérios são avaliados para calcular o valor do metro quadrado do imóvel?

LOCALIZAÇÃO

Como já citamos na introdução, no mercado imobiliário, a localização é o aspecto determinante para definir o preço do imóvel. Afinal, leva-se em conta os aspectos econômicos, a oferta e demanda e a infraestrutura de serviços do bairro. 

Quanto melhor for a infraestrutura do bairro, maior será o valor do metro quadrado do imóvel e, consequentemente, seu preço de aluguel ou venda.

Porém, no mesmo bairro pode haver variação de preços em vários empreendimentos. Tudo depende do endereço exato e o que ele oferece, como serviços de saúde, educação, transporte e alimentação.

IDADE E CONSERVAÇÃO DO IMÓVEL

Um empreendimento muito antigo tende a ser mais rejeitado pelas pessoas que procuram um imóvel, devido às condições desatualizadas do prédio. 

Por isso, um imóvel novo se destaca no mercado imobiliário, por oferecer serviços mais atualizados. Assim, quanto mais novo o imóvel, mais caro é o seu valor. 

TIPO DE IMÓVEL

O tipo de imóvel também é um dos fatores determinantes no valor do metro quadrado do imóvel. Afinal, alguns empreendimentos, como um apartamento padrão, são mais procurados do que outros (como um flat).

Além disso, cada tipo de imóvel tem níveis diferentes de demanda. Então, cada nicho tem um preço de metro quadrado diferente, levando em consideração os interesses dos clientes naquela região.

PONTOS DE INTERESSE DO BAIRRO

Áreas ou empreendimentos que atraem as pessoas, seja um imóvel residencial próximo ao trabalho ou um imóvel comercial, como um shopping.

AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES

No mercado imobiliário, existem profissionais chamados “avaliadores”, que têm a expertise de estimar com precisão o valor de mercado do imóvel, com base na área da propriedade, ou seja, seu tamanho em metros quadrados.

PLANEJAMENTO DE ESPAÇOS

Existem algumas regulamentações de segurança e conforto que arquitetos e engenheiros precisam seguir para garantir o bem-estar dos moradores. Por isso, o cálculo do metro quadrado do imóvel é tão importante na construção civil, e também para distribuir os ambientes de forma inteligente.

ORÇAMENTO E ESTIMATIVA DE CUSTOS

Comprar material a mais não é viável na construção civil. Então, com o cálculo do metro quadrado do imóvel em mãos, é possível determinar a quantidade de materiais necessários que devem ser comprados para erguer o empreendimento.

PLANEJAMENTO URBANO E REGULAMENTAÇÕES

O metro quadrado é utilizado pelas autoridades municipais para determinar regulamentações de construção e zoneamento da cidade. Assim, é possível respeitar as normas de ocupação do solo, além de estabelecer limites de tamanho e uso dos empreendimentos.

Como calcular o valor do metro quadrado do imóvel?

Agora que já sabemos os fatores que determinam o valor do metro quadrado do imóvel, vamos conferir como fazer este cálculo. 

Considerando um condomínio de apartamentos, é necessário levar em conta alguns aspectos:

  • Metragem de todo o imóvel
  • Comprimento e largura da área 
  • Área Comum (usada por todas as pessoas do empreendimento)
  • Área Total (a soma das medições das áreas privativas e comuns)
  • Área Privativa (ambiente de uso exclusivo do proprietário + sua área exclusiva de garagem e depósito particular)

Diante disso, vamos às contas!

Para calcular o metro quadrado do imóvel, basta multiplicar a largura do ambiente pelo comprimento.

Então, se uma sala tem paredes de 5m de largura por 8m de comprimento, o ambiente terá 40 m². 

Além dos aspectos técnicos e dos números, não se esqueça dos critérios que mencionamos anteriormente e são muito importantes no mercado imobiliário! 

SAIBA MAIS -> Qual o valor do metro quadrado da construção civil em 2024?

Ah, já que estamos falando de metro quadrado do imóvel, vamos rever um bom conteúdo sobre INCC? Esse índice também precisa estar no seu radar durante a escolha do seu futuro lar!

Confira aqui.

Comentários


Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    9  +  1  =  

    Rua Pedro Doll, 500
    Santana
    São Paulo / SP

    (11) 2973-9044

    (11) 93222-2222

    contato@viatellus.com.br

    Contato

        +  53  =  56