
Ao longo de 2024, o setor da construção civil cresceu 4,1% com expectativa de nova alta para 2025 – de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Segundo o relatório, os principais fatores para aquecimento do mercado foram:
- Obras do ano eleitoral
- Dinamismo do mercado de trabalho
- Melhor desempenho da economia brasileira
- Aquecimento do mercado imobiliário com a retomada das obras do programa Minha Casa, Minha Vida
Basta andar por alguns quarteirões da cidade, e já podemos ver diversos empreendimentos sendo erguidos.
Mas, com tanta oferta de imóveis por aí, como avaliar a qualidade construtiva? Como saber se aquele empreendimento foi construído conforme as regras de segurança, funcionalidade e durabilidade estabelecidas pelos órgãos reguladores?
Continue a leitura para entender melhor e não errar na hora de comprar um imóvel!
O que é a qualidade construtiva de um imóvel?
Ninguém compra um imóvel com apenas três paredes, não é? Afinal, um imóvel com apenas três paredes não é eficiente, durável, funcional, seguro ou confortável.
Pois então, este é o conceito simples da qualidade construtiva de um imóvel: eficiência, durabilidade, funcionalidade, segurança e conforto!
Mas, estes aspectos não estão relacionados apenas ao imóvel construído. Eles abrangem todo o processo construtivo, incluindo os materiais utilizados e as técnicas de construção – afinal, tudo vai conduzir para que esses conceitos se encontrem na entrega do imóvel.
Exatamente por isso, a qualidade construtiva não está relacionada apenas a imóveis de alto padrão, como muitos pensam. Ela está relacionada a todo tipo de empreendimento.
A qualidade construtiva garante a longevidade do empreendimento, fazendo com que ele resista as intempéries do tempo e também ofereça conforto para os seus moradores.
Entenda mais sobre os aspectos de avaliação da qualidade construtiva
Avaliar a qualidade construtiva de um imóvel envolve observar diversos aspectos técnicos e visuais que indicam se a obra foi bem executada e se os materiais utilizados são adequados e duráveis. Abaixo estão os principais pontos a considerar:
MATERIAIS DE ALTA QUALIDADE
Um dos principais pilares da qualidade construtiva é a escolha dos materiais, que precisam ser os melhores do mercado.
A qualidade dos materiais está relacionada a durabilidade do empreendimento – afinal, se os elementos utilizados não forem bons, o imóvel pode apresentar falhas precoces, comprometendo a segurança da estrutura ao longo do tempo.
Ao utilizar bons produtos, é possível garantir:
- Estruturas sólidas
- Prevenção de patologias construtivas
- Melhor isolamento térmico e acústico
- Menos problemas de corrosão e rachaduras
- Diminuição da necessidade de manutenções frequentes
TÉCNICAS UTILIZADAS
Atualmente, existem diversas técnicas de construção modernas que permitem uma melhor eficiência na construção.
O uso de pré-fabricados e os sistemas de isolamento acústico e térmico, por exemplo, auxiliam para uma melhor eficiência energética – o que oferece conforto e valoriza o imóvel no mercado.
As técnicas de qualidade construtiva também incluem a mão de obra utilizada – essencial para um bom resultado na construção do empreendimento. Para evitar falhas e futuras reparações, é preciso que engenheiros, arquitetos, pedreiros, eletricistas, pintores e todos os profissionais atuem em conjunto com muita responsabilidade e obedecendo aos padrões de segurança.
PROJETO ARQUITETÔNICO
Antes de comprar um imóvel, as pessoas costumam fazer uma vistoria para analisar o acabamento – metais, porcelanatos, revestimentos, louças, entre outros aspectos.
Porém, mais do que isso, a qualidade construtiva se refere a aplicação de cada material, como o alinhamento, nivelação, fixação, limpeza, cobertura da pintura, entre outros.
Tudo isso está relacionado a estética, mas também a funcionalidade e a percepção do consumidor ao experimentar a vida naquele ambiente.
REGULAMENTAÇÕES
No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a principal diretriz de orientação para a Construção Civil, a fim de que os empreendimentos atendam aos padrões de qualidade e segurança exigidos.
A ABNT NBR 15575, por exemplo, define os padrões mínimos de desempenho estrutural, acústico, térmico, lumínico e de durabilidade para edificações residenciais, sendo uma das normas mais importantes para avaliar a qualidade construtiva no país.
SAIBA MAIS -> Conheça as 9 principais Normas ABNT para construção civil
A qualidade construtiva de um imóvel é um dos principais fatores que influenciam na sua valorização ao longo do tempo. Mas, existem outros fatores que proporcionam essa valorização e devem ser analisados durante o processo de compra do seu lar, doce lar.
CONFIRA -> 5 fatores que influenciam na valorização imobiliária
Nenhum comentário