
Para sair do aluguel, comprar um apartamento na planta pode ser a sua solução. Mas, antes de encarar esse desafio financeiro, é importante entender todos os boletos que vão surgir para você pagar, como os juros de obra, por exemplo.
Você já ouviu falar neste termo?
Bom, então já pode ter ouvido falar em taxa de evolução de obra ou encargos de obra. É tudo a mesma coisa.
Os juros de obra são um valor cobrado pelos bancos para o financiamento dos imóveis na planta. Assim, quando a construtora vai iniciar a obra de um empreendimento, o banco financiador libera dinheiro aos poucos para que a obra seja entregue no tempo determinado em contrato.
Os juros de obra são, então, a taxa de evolução da obra, o que vai garantir a construção do imóvel no tempo correto. Mas…
- Quem paga?
- Como funciona?
- E se não for pago?
- Como é calculado?
- Para que servem os juros de obra?
- Os juros de obra tem validade legal?
- Por quanto tempo os juros de obra são cobrados?
Continue a leitura e confira tudo sobre os juros de obra. Mas, antes, é necessário entender o contexto das fases do financiamento:
CONSTRUÇÃO X AMORTIZAÇÃO
Para a construção ou aquisição de um imóvel, a construtora/incorporadora faz um contrato de financiamento imobiliário com uma instituição financeira. Ou seja, um empréstimo.
Esse empréstimo paga os custos da construção ou o pagamento do preço do imóvel. Enquanto isso, a contratante do crédito faz o pagamento da dívida ao banco.
Esse contrato de financiamento possui duas fases:
- Construção: o imóvel será levantado pela construtora/incorporadora (sem pagamento da dívida neste período)
- Amortização: momento em que a construtora/incorporadora faz o abatimento da dívida do contrato de financiamento imobiliário. Nessa fase, inicia-se a expedição do Habite-se e a entrega das chaves do imóvel para os clientes.
Assim, o que vai ser pago durante a fase da Construção?
Justamente, os juros de obra!
COMO FUNCIONA OS JUROS DE OBRA?
Primeiramente, vamos entender: ao comprar um imóvel na planta, pequenas frações daquele terreno vão para o nome de cada cliente que assinou o contrato.
Os juros de obra são, justamente, cobrados em cima dessas frações e, devido a isso, os valores aumentam gradativamente conforme a obra evolui. A parcela é paga mensalmente, até o momento em que o imóvel for registrado no Habite-se, ou seja, até 45 dias após a entrega das chaves do imóvel.
Existem algumas taxas que compõem a parcela dos juros de obra:
- Taxa referencial – taxa de juros de referência
- Juros – são recalculados todos os meses sobre o saldo devedor
- Tarifa de Administração – taxa fixada em todo o período do financiamento contratado
- Seguro MIP – seguro preventivo de cobertura por morte ou invalidez do comprador, anualmente recalculado no período de vencimento dos encargos
QUEM PAGA?
O proprietário do imóvel.
Sim, se você assinou o contrato de um imóvel na planta, saiba que o pagamento dos juros de obra é sua responsabilidade.
Pense que esse pagamento é um seguro: você paga mensalmente ao banco e o banco garante que o empreendimento será entregue na data em que foi prometido no contrato.
Aqui entra um passo muito importante da sua jornada de compra do seu imóvel: assinar contrato com uma incorporadora de confiança, que respeita os prazos e o cronograma de entrega do empreendimento.
SAIBA MAIS -> Tudo o que você precisa saber na hora de escolher uma incorporadora de confiança
OS JUROS DE OBRA TEM VALIDADE LEGAL?
Sim! Se houver cláusula no contrato de financiamento.
Essa cláusula deve explicar muito bem a cobrança dos juros de obra, para que o cliente não se sinta lesado.
Faz parte do trabalho da construtora esclarecer todas as dúvidas referentes aos juros de obra para que o cliente não deixe de fazer esse pagamento mensalmente.
Mas, e se os juros de obra não forem pagos?
Bom, então o banco cobra a construtora, que fica responsável pelo pagamento no primeiro momento.
No entanto, o comprador deve pagar de volta para a construtora posteriormente e, se não o fizer, pode ter seu CPF negativado ou ser cobrado judicialmente. Sendo assim, seus bens podem ser bloqueados até o pagamento da dívida.
Além disso, é preciso saber da importância de pagar os juros de obra em dia, pois a entrega das chaves pode estar condicionada ao pagamento total destes encargos.
COMO OS JUROS DE OBRA É CALCULADO?
Estamos aqui falando tanto sobre os juros de obra, mas, afinal, você deve estar se perguntando: qual é o valor e como os juros de obra são calculados?
Em primeiro lugar: não existe um valor específico nessa cobrança. E também não existe um cálculo específico para determinar essa cobrança.
Cada construtora impõe um valor, mas, geralmente, o teto estipulado corresponde à primeira prestação ou a 2% do valor do imóvel.
Agora que você já sabe sobre a existência dos juros de obra, é hora de adquirir aquela que pode ser a solução para a sua vida: um imóvel na planta! Vamos lá realizar o seu sonho da casa própria?
Nenhum comentário