
Vizinhos. Uma eterna relação de amor e ódio, não é?
Que tal aprender algumas regras de convivência entre vizinhos para manter a harmonia no condomínio?
A vida em condomínio é cheia de regras a serem seguidas, exatamente para haver harmonia e paz entre todas as pessoas!
E, apesar de morarem em apartamentos diferentes, todos vivem no mesmo empreendimento e isso significa que dividem alguns espaços.
Por exemplo, não é legal que uma celebração no salão de festas ultrapasse o horário. Você tem que acordar cedo no dia seguinte ou tem um bebê que acorda a cada 10 minutos.
Também não é legal começar uma obra no seu apartamento sem a autorização do síndico, tendo em vista que você não sabe se a obra pode ou não interferir na infraestrutura do condomínio.
Viu só? Para esses casos e outros é que existem regras de convivência entre vizinhos!
E este é o período ideal para você conhecer essas regrinhas, afinal, fim de ano… mais pessoas em casa e circulando pelo condomínio, certo?
Então, já que dia 23 de dezembro é o Dia do Vizinho, vamos aproveitar para conhecer algumas dessas regras da boa vizinhança?
Quais são as principais regras de convivência entre vizinhos?
SEGUIR O REGIMENTO INTERNO E A CONVENÇÃO DO CONDOMÍNIO
O Regimento interno e Convenção do condomínio são instrumentos importantes para estabelecer a harmonia entre os moradores.
São esses instrumentos que determinam o horário permitido para obras e reformas. Além de prever as multas e advertências que podem ser aplicadas aos condôminos em caso de não cumprimento das regras.
BARULHO
Não adianta. Em todo condomínio é a mesma coisa.
O barulho é a reclamação número 1.
Um reclama da criança que grita o dia inteiro. Outro reclama do volume alto da televisão. Alguém reclama da obra que ultrapassa o horário permitido.
O barulho em condomínios é um assunto bem polêmico. Quando um vizinho reclama, o acusado já vem com a justificativa de que está em seu apartamento e tem o direito de fazer o que quiser ali.
Ok, ele não está errado. No entanto, existe algo chamado “bom senso”, que deve prevalecer em muitas situações porque está muito relacionado à empatia, ao se colocar no lugar do outro.
Vale a reflexão e vale seguir as regras de convivência entre vizinhos também!
USO DO ELEVADOR
Por incrível que pareça, existem vizinhos que travam o elevador no andar dele, esperando a esposa ou transportando pacotes grandes.
Aliás, falando em transportar coisas… é para isso que existe o elevador de serviço. Para transportar mudanças, móveis, eletrodomésticos, compras e muitas outras coisas que não cabem no elevador social ou que podem atrapalhar a interação com outros vizinhos!
CRIANÇAS
Falando em crianças…
Agora neste período de férias, as crianças estão curtindo muito a brinquedoteca e todas as áreas comuns, não é?
Criança precisa ser feliz e curtir a infância sem se preocupar com os problemas de gente grande. Mas, criança também precisa cumprir regras!
Aliás, é na infância que as crianças precisam aprender sobre regras para, no futuro, não serem vizinhos que descumprem as regras de convivência entre vizinhos.
Então, é dever dos pais ensinar que elas não podem observar a vida do vizinho pela janela ou quebrar algum equipamento da brinquedoteca, e todas as questões da vida em condomínio.
Não é dever do síndico ou de um funcionário do condomínio, muito menos de um morador, chamar a atenção das crianças. Tudo deve ser resolvido entre os pais da criança e a administração do empreendimento.
GARAGEM
Em muitos condomínios, as vagas de garagem são reservadas para cada unidade. Mas, sempre tem um vizinho que estaciona na vaga do outro porque acha a sua vaga longe do elevador.
Essas situações geram uma briga…
Lembra da expressão, “cada um no seu quadrado”? Então, é um pouco por aí.
Além das vagas, existem outros detalhes que você precisa se atentar para não irritar os vizinhos, como a buzina, luzes muito altas ou o limite de velocidade.
Essas regras da garagem não são importantes apenas em relação à convivência entre vizinhos não. Mas também pela segurança de todos que circulam neste ambiente.
LIXO É NO LIXO!
A limpeza é um fator bem importante no bem-estar de uma comunidade. Se um ambiente está sujo, podem surgir bichos e insetos prejudiciais à saúde de todos.
A limpeza é importante nas áreas comuns e também na sua própria unidade. Afinal, o seu apartamento não é depósito para acumuladores, não. Os vizinhos do lado podem se sentir incomodados com o cheiro, ou bichos que entrem em seus apartamentos.
Nas áreas comuns, o lixo deve ser colocado na lixeira correta. Então, se o condomínio realiza coleta seletiva, por exemplo, o certo é fazer a separação em casa e depositar o lixo na lixeira adequada.
Além de cuidar da limpeza do condomínio, você está contribuindo com os cuidados necessários para preservar o meio ambiente.
SAIBA MAIS -> Se a lei existe, por que os vizinhos não obedecem?
Pois é, a vida em comunidade exige muita boa vontade e empatia, de todos os lados. Mas, com essas regras de convivência entre vizinhos que descrevemos aqui, você vai conseguir ser um ótimo vizinho para os seus vizinhos do VIATUCURUVI!
Nenhum comentário